terça-feira, 2 de novembro de 2010

Pedra do Alcobaça


Caminhada até a Pedra do Alcobaça realizada nos dias 22 e 23 de agosto de 2010, mais uma aventura que estarei compartilhando com vocês.
Esta pedra esta situada bem ao centro da cidade de Petrópolis no estado do Rio de Janeiro, é uma bela montanhas com um visual de tirar o fôlego é uma ótima opção de escalada com seus 1.779 mt de altitude está localizada na reserva do Alcobaça terreno doado pela Caixa Econômica para ser transformado nesta reserva que hoje abrange uma grande área que vai do bairro Bonfim até o bairro de Cascatinha.
O acesso se da pelo bairro do Bonfim, devemos nos preparar para esta caminhada pois o seu acesso é difícil e bem cansativo, é de extrema importância se preparar para esta caminhada não somente o físico que lhe será bem exigido como também o preparo de equipamentos, vestuário, alimento, água etc, em caso de um pernoite.
No inicio da caminhada devemos estar bem atentos para o acesso a trilha já que muitas das vezes passamos em propriedades particulares, por isso devemos pedir autorização, enfim educação acima de tudo.

A trilha.
Trilha demarcada com as coordenadas do GPS no Google Mapas.

Devemos ter atenção para o inicio da trilha a nossa referencia pode ser esta placa que marca justamente o inicio dela.


Quando estamos a cerca de 500 mt da portaria do parque podemos avistar esta placa nesta hora devemos entra a direita se caso for de carro pode passar direto e deixar o carro em um estacionamento logo a frente a voltar apé até a entrada da trilha, caso você queira entrar de carro também será possível mais para isso e altamente aconselhado ter um carro preparado para offroad com tração 4 x 4 para evitar maiores problemas.
O inicio da trilha é bem tranquila, passando por plantações de rosas, hortaliças, verduras, etc.
Aos poucos a trilha vai ficando mais ingrime e fechada, devemos nesta hora nos atentar para um único local para coletar agua que devemos levar o suficiente para a sua estadia na montanha ja que la em cima não temos nenhum local para pegar agua.
Veja abaixo o local de coleta de agua, uma dica e levar junto a sua mochila uma garrafa pet vazia para encher e levar juntamente com o seu cantil de caminhada.

A partir dai a trilha ficara cada fez mais ingrime e difícil devemos subir com a máxima cautela e vencendo uma etapa de cada vez, já que a trilha é considerada pesada com trechos de costa de pedra escorregadias onde devemos fazer algumas escalaminhadas.
Uma dica muito boa é a seguinte: se caso for passar a noite na montanha pode deixar para subir na parte da tarde pois assim ficara constantemente sobre a sombra da montanha já que a mesma proporciona uma sombra enorme conforme você pode ver na foto abaixo.

Esta estratégia é muito boa principalmente para o ataque ao cume já que nesta hora ficamos totalmente expostos sem nenhuma proteção de arbustos.
Devemos também não deixar para subir muito tarde para que chegue no cume ainda com a luz do dia, pois o ataque ao cume requer uma certa atenção com o terreno que é muito ingrime e escorregadio.
Esta montanha reserva algumas imagens que podem ser consideradas unicas, um equipamento indispensável nesta caminhada é uma boa câmera com um belo zoom pois o visual que temos é único vou mostrar para vocês alguns dos mais belos visuais que já pude presenciar.


O dia estava chegando ao fim, e nos proporcionava imagens lindas. A noite estava aberto com o céu estrelado e com uma lua linda no céu.

Do outro lado no horizonte o sol estava se pondo e nos presenteando com esta bela imagem, sem duvidas esta montanha e muito linda com um visual maravilhoso.

La em baixo temos a cidade de Petrópolis toda iluminada, como esta montanha esta situada bem no meio da cidade da temos uma visão de 360º de Petrópolis com a maioria de suas montanhas, com uma visão privilegiada do Parque Nacional da Serra dos Órgão podemos ver até a pedra da tartaruga no Açu, sem duvidas e uma das mais belas de Petrópolis.

O dia já estava raiando quando saímos da nossa segunda casa...rsrsrs, e presenciamos estas imagens:

Lindo não acham

O dia chegou com ele os nossos amigos que nos acompanhou a todo tempo...

Rsrsrs, um tico tico, ele nos acompanhou em todos os momentos em que estavamos na montanha. Olha pessoal não sei o que vocês pensam sobre a natureza, sobre animais, enfim, mais Deus nos presenteou com este imenso mundo de belezas que muitas das vezes estão no nosso jardim no nosso quintal, que seja na nossa cidade e não precisamos de muita coisa, ou seja dinheiro para usufluir de tudo isso, basta ter vontade e dar o primeiro passo.

Depois de tudo isso chegamo ao final de mais uma caminhada tivemos diversas imagens para serem guardadas.
Enfim... levantamos acampamento e fomos embora ja pensando no dia de voltar.


É sargento que montanha em, pessoal para vocês que estão lendo este relato saiba que este cara é um grande amigo, um grande montanhista, valeu sargento a até a próxima.
Estou postando um vídeo com alguns momentos desta caminhada, acompanhe:



E isso ai pessoal espero que todos tenham gostado.
Boas trilhas a todos.

Luciano Ribeiro
www.aventuranaveia.blogspot.com

sábado, 14 de agosto de 2010

Açu 2010

No dia 26 de junho fizemos uma caminhada espetacular com meus amigos Fernando (sargento) e Cesar.
Fomos até o açu, uma bela formação rochosa situada na cidade de Petrópolis-RJ no bairro do Bonfim com seus 2.232 metros de altitude no seu ponto mais auto, o cruzeiro.

Esta caminhada é um das mais belas de se fazer em Petrópolis, considerada uma caminhada de leve a semi-pesada, com pontos da trilhas em meio a mata atlântica totalmente preservada no P. N. S. O. (Parque Nacional da Serra do Órgãos), partes íngremes como a Izabeloca, trechos de caminhada em platores de pedras gigantescas enfim, é uma bela caminhada que reúne todas os requisitos de uma bela aventura.

A melhor época de se fazer a subida é no inverno já que é muito perigoso uma tempestade elétrica la em cima, nesta época podemos pegar temperaturas que vão de um belo frio de 2º, 3º até temperaturas negativas quando foi registrada -7º cerca de 10 anos atrás, hoje é muito difícil pegar um frio destes mais não custa deixar a dica.

A trilha possui alguns pontos possíveis de se perder, por isso devemos contratar um guia para fazer o trajeto, ou se você possuir um GPS posso fornecer a trilha em coordenada.


A hora ideal para começar a subir é por volta das 9:00, 10:00 da manha já que são aproximadamente 8 km de caminhada com trechos de grande esforço fisico neste horario podemos manter um ritimo bom para não se cansar rsrsrs ja que esta caminhada leva em media 6 horas.

O acesso a portaria do parque pode ser feito de onibus ou carro, caso seja feito de onibus deve-se pegar o onibus que sai do terminal de petrópolis no centro, Terminal Correas que vai ao terminal do bairro de Correias neste outro terminal deve-se pegar o Onibus Pinheral, que vai até o ponto mais proximo da portaria do parque, o restante do acesso até a portaria do parque deve ser feito a pé.

De carro; ao chegar em Petrópolis deve seguir sentido Correioas, ao chegar na praça de Correias, seguir sentido Bomfim, a referencia depois de chegar no bairro Bomfim é a Pousada do Açu, local onde possui um estacionamenro que pode deixar o seu carro, ou se preferir bem perto da portaria tem a casa da Dn. Maria uma moradora antiga do local

Bom vamos então a trilha...rsrs

Começamos a caminhada por volta das 15:00 horas de sábado, devido a hora começamos a caminhada em um ritmo acelerado, logo vimos que o dia prometia, estava um dia maravilhoso de sol e sem previsão de chuva e a noite era de lua cheia, diga-se passagem foi a mais bela noite de lua cheia que já vi em todas as minhas caminhadas, conforme foi registrado pelo nosso amigo sargento vejam o que presenciamos.


Chegamos no Açu por volta das 19:40 fomos logo procurando uma lugar para armar-mos o nosso acampamento, como estava bem cheio demoramos um pouco para conseguir um bom lugar. Conforme iremos ver estão construindo o abrigo no Açu por isso o numero de pessoas estão limitadas para subir, são no máximo 55 por dia, informação passada pelos guardas do parque.
Armamos nosso acampamento bem dentro das fendas do castelo do Açu nos protegendo assim de um forte vento que soprava naquele dia.
Ai foi somente os procedimentos padrões como fazer comida, bater papo, rir enfim era só festa, a noite estava fantástica curtimos um visual muito lindo e fomos dormir.
Acordamos bem cedo, por volta das 5:00 e nos deparamos com estas imagens.

O dia estava prometendo...

Ao fundo temos os 3 picos em Nova Friburgo

A galera no abrigo 1 conhecida como a suite do Açu. Será porque em? Facil de saber não é...


Este visual é simplesmente lindo, um dos mais belos que já pude ver.
O dia já estava aberto com sol, uma temperatura amena e gostosa, começamo a caminhar em busca de um local bem legal pouco conhecido chamado Poço do Índio, caminhamos sentido oposto ao castelo do Açu e encontramos um lugar bem legal para acampar perto da agua com um visual muito legal, bem perto dali esta o Poço do Índio com agua bem fresca, limpa um lugar bem legal.


Sargento e o Cesar se refrescando, grandes amigos de caminhada.

Um lugar bem legal.

Voltamos ao acampamento somente curtindo o visual e que visual, já era hora de pensarmos em levantar acampamento afinal tinha-mos uma longa caminhada pela frente.
Paramos em vario locais para fotografar mais um lugar me chamou muito atenção, para mim o melhor lugar para se tirar foto que já vi la no Açu fica perto dos castelos ao lado esquerdo olhando de frente a direita da agua, estas fotos foram tiradas de la veja se eu não tenho razão.


As montanhas do Parque Nacional da Serra dos Órgão como Pedra do Sino, Agulha do Diabo, Verruga do Frade, Cabeça de Peixe, Dedo de Deus dentre muitas outras que não estão visíveis.

Ao fundo temos os 3 picos em Nova Friburgo ponto mais alto da Serra do Mar

Lindo demais, é um visual único é indescritível.
Agora é hora de levantar acampamento para irmos embora, voltamos ao acampamento arrumamos as mochilas tiramos mais fotos e viemos embora deixarei mais um pouco de fotos para que vocês se vislumbre com este visual lindo que temos no quintal de nossas casas para nós petropolitanos.

Imagens do Cruzeiro do Açu, ponto culminante do Açu com seus 2.232 metros de altitude.

O nascer do sol na manha do Açu.

Visual dos 3 picos em Nova Friburgo

Eu, Sargento e o Cesar registrando os últimos momentos antes da descida.


Acima das nuvens tudo fica muito mais bonito não acham?

Lindo não...


Este é o meu momento com Deus agradecendo por me permitir presenciar tantas coisas maravilhosas, obrigado meu Deus.

Bom pessoal este sou eu, espero que vocês tenham gostado deste passeio, abaixo esta um vídeo com mais algumas imagens e cenas que marcaram mais esta aventura, valeu pessoal.





Luciano Ribeiro
lucmr@oi.com.br
www.aventuranaveia.blogspot.om

terça-feira, 25 de maio de 2010

GPS Porque comprar, o que comprar, e como comprar?

Com certeza a maioria das pessoas já se perguntaram, o que este tal de GPS? Para que serve? Como funciona etc etc etc.
Bem eu acho que todos nos praticantes de esportes radicais como montanhismo, ciclismo, e muitas outras atividades já nos deparamos com a seguinte pergunta: "Como vamos chegar lá?"
nesta hora todos param e se perguntam; Mais você não sabe o caminho? E fica aquela duvida no ar.
Nesta hora que entra o GPS.
Mais como este tal GPS poderia me ajudar?
Vou mostrar para vocês o que é, e como ele funciona de uma forma simples.

O que é um GPS e como funciona.

As principais referencias para este tipo de navegação são os paralelos e os meridiano. São dois os principais o paralelo do Equador com 0º de latitude, e o meridiano de Greenwich com 0º de longitude.
Observando o globo podemos perceber que o paralelo do Equador divide a terra em 2 hemisférios Norte e Sul, e o meridiano de Greenwinch em Leste e Oeste.

Baseando-se nestas coordenadas podem marcar qualquer ponto no globo utilizando o sistema cartesiano X e Y.
No meridiano de Greenwiche (figura da direita) temos de 0º a 180º de longitude positiva a leste (parte direita do globo) e a oeste de Greenwiche temos de -0º a -180º de longitude negativa, 0 mesmo se da ao paralelos do Equador com uma pequena diferença, devido os paralelos correrem de maneira perpendicular aos pólos da terra, Norte e Sul, então podemos afirmar que os paralelos tem de 0º a 90º positivo em relação ao hemisférios norte, e de -0º a -90º negativos em relação ao hemisfério sul.

Temos as referencias, agora podemos aplicar o sistema de Coordenadas Geográficas.
Trata-se do sistema mais antigo de coordenadas. Nele, cada ponto da superfície terrestre é localizado na interseção de um meridiano com um paralelo. Suas coordenadas são a latitude e a longitude. O sistema utilizado é a graduação (graus, minutos e segundos).

O serviço de GPS ira utilizar um sistema chamado de Coordenadas Geodésicas que que consiste basicamente em monta uma triangulação na superfície do globo, utilizando os satélites da órbita da terra, juntamente com as coordenadas Geográficas de Latitude, longitude e altitude.
Caso tenha interesse em conhecer um pouco mais sobre Sistema Geodésico visite o site do IBGE no endereço: http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/geodesia/default.shtm .


O Sistema GPS.

A palavra GPS significa (Sistema de Posicionamento Global) este sistema foi desenvolvido pelo "DOD" (Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América) na década de 70.
No inicio era utilizado para fins militares, o sistema conta com 24 satélites na órbita da terra a uma distancia aproximada de 19000 km.
Com a liberação do serviço para os civis surgiu um enorme mercado de possibilidades de ofertas de equipamentos que utilizem esta fantástica ferramenta.
Hoje nos temos diversas empresas que oferecem diversos modelos de navegadores GPS, com funções espepecíficas e muito mais.

Hoje temos varia Fabricantes como Garmin (líder de mercado), Igo, Navitech etc...

O equipamento.

Irei utilizar como exemplo a Garmin.
Mais porque a Garmin?
O receptor GPS seja ele qual for é um equipamento que mostra coordenadas do satélite, estas coordenadas sem a referencia de um mapa não serve para quase nada, perderia totalmente o sentido de navegação.
A principal finalidade do GPS é justamente esta, jogar as coodenadas do satélite em um mapa exibido na tela do equipamento, logo se você tem uma mapa com ruas, rotas, trilhas por exemplo, teremos exatamente com uma precisão que pode chegar a até 1 m (depende do aparelho) a sua exata localização.
Ai voce me pergunta:

Mais os mapas para o GPS vem com o aparelho?

Não Infelizmente não.

Ai entram as empresas, muitas hoje oferecem Navegadores GPS com mapas incluídos como e o caso da Foston, 4Rodas, NavCity (mais utilizados em automóveis).
Mais quando você compra um Receptor GPS (mais utilizados em caminhadas) estes como é o caso da marca Garmin estes não vem com nenhum mapa do Brasil, a não ser que você compre estes mapas separadamente, ai nos temos outro problema, como estamos no Brasil temos uma dificuldade enorme de encontrar mapas roteados para instalar nestes equipamentos, quando encontramos são caros e não são completos.

Ai você pode perguntar:

Então vale a pena comprar um da Foston etc?

Não, não vale primeiro porque os mapas teriam que ser atualizados e isso tem um custo, de tempos em tempos as rua mudam de sentido nas cidades, são criados mais rua, implementados pontos de interesse, etc etc etc. E isso precisa ser atualizado no GPS, já imaginou a situação você esta em uma cidade onde houve uma mudança no sentido de uma rua e o GPS manda você entrar na contra mão, como fica? Por isso deve ser atualizado.

Bom falamos de custo, de atualização, mapas, levantamos os problemas, agora vamos as soluções.

Quando me fiz esta pergunta:

Que GPS devo comprar?

logo me vierão varia duvidas na minha cabeça por este motivo resolvi fazer este tutorial para tentar ajuda-los na aquisição deste equipamento fantástico e também a orientar quem os já possuem.
Quando eu fiz a minha escolha optei pelo modelo Garmin GPSMAP 60CSX que concilia o melhor custo beneficio no meu ponto de vista.

Porque escolhi um Garmin?

Hoje Existem diversas pessoas que utilizão este tipo de equipamento por isso existem pessoas preocupadas em fazer com que o Brasil se torne também um país totalmente roteavel para utilização dos GPS, mais como esta iniciativa é sem nenhum fim lucrativo foi preciso escolher uma plataforma de trabalho que seja líder de mercado e que o sistema seja mais compatível com as ferramentas (software) disponíveis no mercado.
O projeto Tracksource oferece esta solução sem custo algum para os modelos da marca Garmin mais detalhes em: http://www.tracksource.org.br/ .




Este é um projeto que trabalha incessantemente para mapear todas as rodovias, rotas, trilhas do Brasil. Para isso basta baixar os programas necessários para instalar os mapas no GPS e pronto sem custo alguma, ATENÇÃO este serviço é exclusivo para os modelos da marca Garmin. por este motivo escolhi o Garmin. A manutenção dele é muito mais barata já que as atualizações dos mapas são mensais, e alem de tudo você pode se tornar um colaborador do projeto mandando suas rotas, seus points, para serem implementadas na próxima atualização.

Quando vamos comprar um GPS devemos nos perguntar primeiramente onde irei utilizar, temos alguns tipos de GPS diferentes para varios fins.

Para utilização em veículos.
Navegador GPS modelos Nuvi 215W, 760, 1300 dentre outros.
Alguns modelos possuem Bluetooth, Comando de voz, Receptor de Rádio, dentre outras funções.


Para utilização em Caminhadas, Corridas, também em veículos (com algumas limitações)

GPS Garmin modelo GPSMAP 60CS, 60CSX, Colorado 300 dentre outros







Esta linha de GPS e mais utilizados em caminhadas, trilhas, corridas de aventura, etc.
Principais diferenças:
Utilização de pilhas AA como fonte de alimentação, Facilidade de locomoção deviduo a sua carcaça ser apropriada para transporte mais duro, resistencia a água, dentre outros.

Bom pessoal acho que da para ter uma ideia de como comprar ou tomar uma decisão na compra do seu GPS, espero ter ajudado.

Qualquer coisa mande um e-mail para:

lucmr@oi.com.br

Boa sorte a todos
E bom passeio.

Luciano Ribeiro

domingo, 1 de novembro de 2009

Parque Nacional de Ibitipoca


Mais conhecido como Conceição de Ibitipoca, localizada próxima da cidade de Lima Duarte no esta do de Minhas Gerais, cerca de 260 K da cidade do Rio de Janeiro.
Com sua natureza esplendorosa, sua fauna completamente preservada, sua cachoeiras sem falar das mais de 10 Cavernas e grutas espalhadas pelo parque.

Com uma infra estrutura espetacular para o turista o parque dispõe de uma área de camping com lugares predefinidos com um total de 15 barracas, uma dica o parque não trabalha com reserva para o camping, sendo assim os lugares são ocupados por ordem de chegada, este no meu ponto de vista é a unica falha do parque, porque dependendo do período que você for, você poderá ficar sem vaga no camping.
A organização do parque é uma coisa impressionante o parque oferece uma área com banheiros com chuveiros com agua quente, restaurante com comidas populares com preços bem acessíveis, estacionamento para os carros, guarda 24 horas em todo o parque, enfim, é uma estrutura maravilhosa.

Um pouco da nossa aventura...

Fomos em 3 eu, minha esposa e uma grande parceiro de caminhada Fernando, saímos às 2:00 h da manha do dia 11 neste ultimo feriado, foi uma viagem tranquila, chegamos na cidade de Lima Duarte por volta das 4:00 h da manha, logo em seguida pegamos uma estrada de chão com cerca de 30 k, ai começou nossa aventura, chegamos a portaria do parque às 5:00 h da manhã.
Quando a portaria do parque foi aberta tomamos o primeiro susto, fomos informados que não haveria mais vagas no camping...E agora?
Bom, eu a Fernando ficamos esperando o diretor do parque uma pessoas muito legal que nos deu uma atenção muito grande e que nos ajudou muito se não fosse ele não teríamos conseguido a vaga no camping o que ele fez, abriu um exceção permitindo que armasse-mos nossas barracas isso foi fundamental para o sucesso do nosso passeio.


O parque e dividido em duas partes: parte alta e parte baixa.

Aparte alta do parque encontrasse os grande lugar a ser visitado como Pico do Pião, Morro do Cruzeiro e o mais belo dos lugares a janela do Céu, Dica do Aventureiro: esta parte do parque e aconselhado fazer em um único dia, e dedicar o segundo dia para conhecer a parte baixa do parque.
Este lugar conhecido como Janela do Céu é uma maravilha natural, localizada a 8 k da portaria do parque com uma trilha muito bem sinalizada é uma queda d`agua com mais de 20 m de altitude, ao chegar no local você fica na parte de cima da cachoeira quando você olha para frente da queda d`agua você tem a sensação de estar olhando por uma janela como você esta na crista de uma montanha só é visto o céu a sua frente, tai o nome Janela do Céu, confira...

Um Lugar belíssimo sem duvidas !!!


Um lugar maravilhoso, sem duvidas...

O parque de Ibitipoca também reserva algum presentes de uma beleza singular, as cavernas, com os seus eco sistema totalmente único é um espetaculo a parte.
São mais de 10 cavernas espalhadas pelo parque, vai uma dica conheça a caverna "Dos Moreiras" é sem duvidas uma das mais belas que eu visitei com seu imponentes salões e com o seu riacho que corre sempre descendo ao fundo da gruta até sumir totalmente. Vejam algumas fotos.


Esta beleza é unica, fantástica...
Obrigado meu DEUS por me permitir participar destes momentos com a minha familia!!!

A parte baixa do parque também reserva verdadeiras maravilhas como canyons maravilhosos totalmente esculpido pelos diversos cursos d`agua existentes no local, paredes com mais de 30 metros de altura pareces de quartzo rosa e granito branco simplesmente fantástico.
Uma dica é praticamente obrigatório uma parada na cachoeira dos macacos, e uma piscina natural enorme com a sua água de cor bem escura característica do local devido as jazidas de ferro do local, garante um banho refrescante depois de uma caminhada acompanhe as fotos...


Mais é isso ai pessoal, espero ter conseguido passar para vocês um pouco da emoção desta aventura maravilhosa que foi este passeio a Conceição de Ibitipoca.
Como se não bastasse DEUS ainda preparou algumas surpresas...


Obrigado Galera e boas trilhas a todos.

Luciano Ribeiro

Travessia Petrópolis x Teresópolis - Parque Nacional da Serra dos Órgãos - RJ -

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos é o terceiro parque nacional mais antigo do Brasil. Foi criado em 30 de Novembro de 1939 pelo então Pr...