Ao fazer esta caminhada é aconselhado levar no minimo 1 litro d`agua pois a água no caminho não é aconselhado o seu consumo, comida a sua escolha e pode ser feita em qualquer época do ano.
Conheça agora um pouco da historia que envolve este fantástico lugar.
Entre 1722 e 1725, o sargento-mor Bernardo Soares de Proença, proprietário de terras em Suruí, abriu uma variante que encurtava e facilitava o trajeto do Caminho Novo que tinha sido aberto alguns anos antes.
O Caminho
do Proença partia
do porto de Estrela no fundo da baía de Guanabara e,
evitando a perigosa e acidentada subida por Xerém, seguia o rio
Inhomirim. Depois se iniciava um caminho terrestre que subia pela serra
da Estrela até
Itamaraty (Petrópolis. A partir daí, seguia o rio Piabanha, descendo pelos distritos
de Correias e Itaipava.
Depois se desviava para a freguesia de Santana de Cebolas (atual distrito de
Inconfidência, Paraíba
do Sul) onde entroncava-se com o Caminho Novo, permitindo seguir-se até a atual
cidade de Paraíba do Sul.
Este
novo trecho reduzia o tempo de viagem entre o Rio de Janeiro e Vila
Rica de
quatorze a apenas dez dias.
Em
pouco tempo tornou-se a opção preferida pelos tropeiros e
viajantes. Por este caminho passavam, no século XVIII, comerciantes, escravos,
mercadorias e o ouro das
Minas Gerais com destino ao porto da Estrela.
Em 1802,
a Coroa portuguesa mandou
calçá-lo com pedras irregulares. Restam atualmente alguns trechos com vestígios
do calçamento original.
A
existência de Petrópolis e adjacências se deve à existência desta variante, uma
vez que foi por ela que, em 1827, Dom Pedro I levou
sua filha princesa Dona Paula, de sete anos, muito doente, para se recuperar em
Correias, onde acabou comprando a fazenda do Córrego Seco. Doze anos depois seu
filho Dom
Pedro II fundaria
no local a cidade de Petrópolis. Não fosse a variante, Pedro I teria levado a
sua filha para Miguel
Pereira ou Paty
do Alferes, que também têm ótimo clima e ficavam no caminho da antiga subida do
Caminho Novo por Xerém.
A
inauguração da primeira ferrovia brasileira, ligando o porto de Mauá à estação
de Fragoso em Petrópolis ainda utilizava o porto de Estrela. Entretanto,
posteriormente, o início de operação da estrada de ferro D. Pedro II causou o
total abandono do porto.
Este mapa mostra a estrada completa lingando as cidades de Diamantina a cidade do Rio de Janeiro passando por diversas cidades inclusive a cidade de Petrópolis onde foi feito este caminho pela serra da estrela que vimos acima.
Este vídeo mostra o que hoje e conhecido como Caminho do Ouro uma caminhada leve e muito interessante vale a pena assistir até o final.
Luciano Ribeiro
www.aventuranaveia.blogspot.com
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