domingo, 1 de novembro de 2009

Parque Nacional de Ibitipoca


Mais conhecido como Conceição de Ibitipoca, localizada próxima da cidade de Lima Duarte no esta do de Minhas Gerais, cerca de 260 K da cidade do Rio de Janeiro.
Com sua natureza esplendorosa, sua fauna completamente preservada, sua cachoeiras sem falar das mais de 10 Cavernas e grutas espalhadas pelo parque.

Com uma infra estrutura espetacular para o turista o parque dispõe de uma área de camping com lugares predefinidos com um total de 15 barracas, uma dica o parque não trabalha com reserva para o camping, sendo assim os lugares são ocupados por ordem de chegada, este no meu ponto de vista é a unica falha do parque, porque dependendo do período que você for, você poderá ficar sem vaga no camping.
A organização do parque é uma coisa impressionante o parque oferece uma área com banheiros com chuveiros com agua quente, restaurante com comidas populares com preços bem acessíveis, estacionamento para os carros, guarda 24 horas em todo o parque, enfim, é uma estrutura maravilhosa.

Um pouco da nossa aventura...

Fomos em 3 eu, minha esposa e uma grande parceiro de caminhada Fernando, saímos às 2:00 h da manha do dia 11 neste ultimo feriado, foi uma viagem tranquila, chegamos na cidade de Lima Duarte por volta das 4:00 h da manha, logo em seguida pegamos uma estrada de chão com cerca de 30 k, ai começou nossa aventura, chegamos a portaria do parque às 5:00 h da manhã.
Quando a portaria do parque foi aberta tomamos o primeiro susto, fomos informados que não haveria mais vagas no camping...E agora?
Bom, eu a Fernando ficamos esperando o diretor do parque uma pessoas muito legal que nos deu uma atenção muito grande e que nos ajudou muito se não fosse ele não teríamos conseguido a vaga no camping o que ele fez, abriu um exceção permitindo que armasse-mos nossas barracas isso foi fundamental para o sucesso do nosso passeio.


O parque e dividido em duas partes: parte alta e parte baixa.

Aparte alta do parque encontrasse os grande lugar a ser visitado como Pico do Pião, Morro do Cruzeiro e o mais belo dos lugares a janela do Céu, Dica do Aventureiro: esta parte do parque e aconselhado fazer em um único dia, e dedicar o segundo dia para conhecer a parte baixa do parque.
Este lugar conhecido como Janela do Céu é uma maravilha natural, localizada a 8 k da portaria do parque com uma trilha muito bem sinalizada é uma queda d`agua com mais de 20 m de altitude, ao chegar no local você fica na parte de cima da cachoeira quando você olha para frente da queda d`agua você tem a sensação de estar olhando por uma janela como você esta na crista de uma montanha só é visto o céu a sua frente, tai o nome Janela do Céu, confira...

Um Lugar belíssimo sem duvidas !!!


Um lugar maravilhoso, sem duvidas...

O parque de Ibitipoca também reserva algum presentes de uma beleza singular, as cavernas, com os seus eco sistema totalmente único é um espetaculo a parte.
São mais de 10 cavernas espalhadas pelo parque, vai uma dica conheça a caverna "Dos Moreiras" é sem duvidas uma das mais belas que eu visitei com seu imponentes salões e com o seu riacho que corre sempre descendo ao fundo da gruta até sumir totalmente. Vejam algumas fotos.


Esta beleza é unica, fantástica...
Obrigado meu DEUS por me permitir participar destes momentos com a minha familia!!!

A parte baixa do parque também reserva verdadeiras maravilhas como canyons maravilhosos totalmente esculpido pelos diversos cursos d`agua existentes no local, paredes com mais de 30 metros de altura pareces de quartzo rosa e granito branco simplesmente fantástico.
Uma dica é praticamente obrigatório uma parada na cachoeira dos macacos, e uma piscina natural enorme com a sua água de cor bem escura característica do local devido as jazidas de ferro do local, garante um banho refrescante depois de uma caminhada acompanhe as fotos...


Mais é isso ai pessoal, espero ter conseguido passar para vocês um pouco da emoção desta aventura maravilhosa que foi este passeio a Conceição de Ibitipoca.
Como se não bastasse DEUS ainda preparou algumas surpresas...


Obrigado Galera e boas trilhas a todos.

Luciano Ribeiro

2 comentários:

Paulo Roberto - Parofes disse...

Grandes fotos!!!!!!!!!!!!!!!!
Abraços

JASACon disse...

Esta de parabéns!
Estou te devendo uma parceria nestes passeios, mas este dia esta chegando. logo entrarei em contato.

Mas continue postando que estarei de olho.

Travessia Petrópolis x Teresópolis - Parque Nacional da Serra dos Órgãos - RJ -

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos é o terceiro parque nacional mais antigo do Brasil. Foi criado em 30 de Novembro de 1939 pelo então Pr...