sexta-feira, 27 de abril de 2012

Waldemar Niclevicz o maior montanhista do Brasil

Waldemar Niclevicz 


O paranaense Waldemar Niclevicz nasceu em Foz do Iguaçu e durante toda a sua infância teve muito contato com a natureza. De acordo com o próprio Niclevicz, o alpinismo entrou naturalmente em sua vida.
Até os seus 11 anos de idade, sua principal “aventura” era sair para pescar e caçar com seu pai. Aos 12 anos, ele e sua família foram morar em Curitiba, onde teve contato com a Serra do Mar. Com 15 anos Niclevicz escalou a sua primeira entre muitas montanhas: o Pico do Marumbi, com 1.539 m. “Foi paixão à primeira vista”, recorda o alpinista brasileiro. A partir de então, Niclevicz começou a praticar o montanhismo, caminhando e acampando nas montanhas.
Já com 18 anos, Niclevicz mudou-se para a região de Itatiaia (entre o Rio de Janeiro e Minas Gerais) e foi lá que ele realmente aprendeu a usar o equipamento técnico que envolve a escalada, como os mosquetões e cordas. O Planalto de Itatiaia é, para Niclevicz, o lugar mais alpino do Brasil.
Nesta mesma época (1985) ele fez uma das viagens mais marcantes de sua vida. Niclevicz foi em busca do “caminho inca” e viajou por toda a Bolívia e Peru. A aventura e o prazer em conhecer novos povos e culturas tornaram-se ainda mais fortes em sua vida. Essa foi a primeira vez que o alpinista pisou na neve e sentiu o “ar rarefeito” que assombra a maioria da população ao mesmo tempo em que hipnotiza os verdadeiros alpinistas.
Depois dessa viagem, seu caminho estava traçado. Niclevicz formou-se nos mais diversos cursos de alpinismo, espeleologia, além de formar-se na Faculdade de Turismo, pela Universidade Federal do Paraná.
Para arrecadar “fundos” para suas viagens, Niclevicz trabalhava em uma fábrica de mochilas além de guiar grupos de turistas em montanhas e cavernas. Todo e qualquer “dólar” que juntasse transformava-se rapidamente em “viagem” pela América do Sul. E foi assim que, em 1988, Niclevicz tornou-se um alpinista profissional, ao chegar ao topo do Aconcágua, na Argentina, em fevereiro daquele ano.
Para o atleta, até então amador, essa montanha marcou sua vida. Nicleviz conta que a emoção de chegar ao cume do Aconcágua (6.959 m), sozinho em todos os sentidos, mexeu demais com ele. A partir de então, ele passou a dedicar-se integralmente ao alpinismo.
A carreira do maior alpinista brasileiro estava apenas começando. Leia mais nas próximas páginas e saiba quais foram as suas principais conquistas.
Principais conquistas

O currículo de Niclevicz é invejável. Não bastasse ser o primeiro brasileiro a escalar o Everest, em 1995, ele repetiu o feito dez anos depois, desta vez, subindo pela face sul, face contrária à escalada em 1995. Também constam em seu currículo o K2, considerada a montanha mais gelada e perigosa da Terra.
Niclevicz também escalou os Sete Cumes, a maior montanha de cada um dos continentes, a Trango Tower, maior montanha de granito do mundo, além de seis das 14 montanhas com mais de 8 mil metros de altitude no mundo. Leia um pouco mais sobre cada uma de suas principais conquistas:

Everest

Após uma tentativa frustada em 1991, em função de um defeito no equipamento de oxigênio e estando a apenas 300 m do topo, Niclevicz finalmente chegou ao topo da maior montanha do mundo, o Everest, mais precisamente no dia 14 de maio de 1995. Para comemorar o feito, ele escalou novamente a montanha, dez anos depois, em 2005. Na primeira ocasião, Niclevicz escalou pela face norte. Já na expedição “Everest 10 anos” ele escalou pela face sul. No dia 2 de junho de 2005, Niclevicz fincou novamente a bandeira brasileira no topo da maior montanha do mundo.


©2007 www.niclevicz.com.br
No topo do Everest, em 1995

K2

O K2 é a segunda maior montanha do mundo (8. 611 m). Apenas 185 alpinistas conseguiram chegar ao topo do K2 - outros 54 morreram tentando, o que faz com que o K2 seja conhecido como “a montanha da morte”.
Só para dar uma idéia do que estamos falando, o Everest, maior montanha do mundo, está a apenas 237 metros acima do K2, porém, é mais fácil de ser escalado. Enquanto que cerca de 400 pessoas tentam escalar o Everest anualmente, apenas 30 aventuram-se pelo K2.
Niclevicz precisou de três expedições para conquistar o tão sonhado K2. Em todas elas ela contou com a companhia do alpinista e amigo italiano Abele Blanc. A primeira tentativa aconteceu ainda em 1998. Os alpinistas chegaram até os 7.700 m, mas quando tentaram prosseguir quase todo o grupo foi carregado por uma enorme avalanche. Decidiram então, retornar.


©2007 www.niclevicz.com.br
No topo do K2, no ano 2000

A segunda expedição aconteceu logo no ano seguinte, em 99. Ao chegarem ao acampamento base, porém, encontraram péssimas condições climáticas, com neve fofa acima de 7 metros. Novamente, optou-se pelo retorno.
Finalmente, no ano 2000, Niclevicz conquistou o tão esperado cume do K2. Para tanto, ele esperou 28 dias no acampamento base até que o tempo melhorasse. No dia 29 de julho daquele ano, após 19 horas e 30 minutos de escalada contínua, ele chegou ao topo. Niclevicz chegou a perder a visão do olho esquerdo durante aqueles dias de escalada (recuperada posteriormente). Um de seus companheiros de escalada, o italiano Marco Camandona, acabou tendo que amputar a primeira falange de cada um de seus dedos.

Sete Cumes

Escalar os Sete Cumes significa conquistar a principal montanha de todos os continentes. Apenas 52 alpinistas conseguiram tal feito. Niclevicz foi o segundo sul-americano a conquistar os Sete Cumes e o único brasileiro. O Aconcágua, em 1988, foi o primeiro cume conquistado. Veja quando aconteceu cada uma das conquistas dos sete cumes.

©2007 www.niclevicz.com.br
A localização dos Sete Cumes 



Trango Tower

A Trango Tower, com seus 6.251 m de altitude e localizada no Paquistão, é considerada a maior torre de granito do mundo.Trata-se do maior "big Wall" conhecido na Terra. Para tanto antes de partir para essa expedição, Niclevicz treinou muito no Parque Nacional Yosemite, nos Estados Unidos, maior centro de escalada de big wall do mundo. De acordo com Niclevicz, o que mais assustava na Trango Tower eram as pedras que rolavam “sem aviso” passando raspando por ele. Em 30 de junho de 2001, ele conquistou a torre.


©2007 www.niclevicz.com.br
A Trango Tower, no Paquistão
Clique na imagem abaixo e veja todas as conquistas de Niclevicz.


Feitos notáveis

· Escalou sozinho o Aconcágua, maior montanha da América do Sul, em 1988.
· 1º brasileiro a escalar sozinho o Ojos del Saldo, maior montanha do Chile, 1989.
· 1º brasileiro a escalar sozinho o Huascaran, maior montanha do Peru, 1989.
· 1º brasileiro a escalar sozinho o Chimborzado, maior montanha do Equador, 1989.
· 1º brasileiro a escalar sozinho o Matterhorn, maior montanha da Suiçãi, 1991.
· 1º brasileiro a escalar sozinho o Mont Blanc, maior montanha dos Alpes Europeus, 1991.
· 1º brasileiro a escalar o Everest, maior montanha do mundo, 1995 (ao lado de Mozart Catão)
· 1º brasileiro a escalar sozinho o Elbrus, maior montanha da Europa, 1996
· 1º brasileiro a escalar o Vinson, maior montanha da Antártida, 1996 (ao lado de Dave Hann)


©2007 www.niclevicz.com.br
No topo do Vinson, Antártida

· 1º brasileiro a escalar sozinho o Sajama, maior montanha da Bolívia, 1997
· 1º brasileiro a escalar sozinho o McKinley, maior montanha da América do Norte, 1997.


©2007 www.niclevicz.com.br
No topo do McKinley, América do Norte
· 1º brasileiro a escalar sozinho o Cartensz, maior montanha da Oceania, 1997.


©2007 www.niclevicz.com.br
No topo do Cartensz, Oceania

· 1º brasileiro a completar os Sete Cumes, a escalada da maior montanha de cada um dos continentes, 1997.
· 1º brasileiro a escalar o Shisha Pangma, 13ª maior montanha do mundo, 1998 (ao lado de Abele Blanc)
· 2º brasileiro a escalar o Cho Oyou, 7ª maior montanha do mundo, 1998 (ao lado de Abele Blanc).
· 1º brasileiro a escalar o Gasherbrum, 14ª maior montanha do mundo, 1999 (ao lado de Abele Blanc).
· Escalou o Pico da Neblina, maior montanha do Brasil, 2000 (ao lado de militares do exército brasileiro).
· 1º brasileiro a escalar o K2, segunda maior montanha do mundo, 2000 (ao lado de Abele Blanc).
· 1º brasileiro a escalar o Trango Tower, maior torre de granito do mundo, 2001 (ao lado de Irivan Burda e Marcelo Santos).
· 1º brasileiro a escalar o Lhotse, 4ª maior montanha do mundo, 2002 (ao lado de Irivan Burda).
· 1º brasileiro a escalar o San Valentin, maior montanha da Patagônia, 2004 (ao lado de Renato Kalinowski).
· 1º brasileiro a escalar pela segunda vez o Everest, maior montanha do mundo, 2005 (ao lado de Irivan Burda).
· 1º brasileiro a escalar os montes Cook e Tasman, maiores montanhas da Nova Zelândia, 2006 (ao lado de Marty Bear).
· 1º brasileiro a escalar o Gunnbjorns e o Dome, maiores montanhas do Ártico, 2006 (ao lado de Mark Thomas).

Niclevicz hoje

Apesar de não contar atualmente com o apoio de patrocinadores, Niclevicz decidiu organizar uma arriscada e ousada expedição no primeiro semestre de 2007. Com muita garra (além de suas “economias”), o alpinista brasileiro rumou novamente em busca do cume.
No dia 28 de março de 2007, Niclevicz partiu, juntamente com os brasileiros Irivan Burda e Maurício Clauzet e o francês Gilles Bouchet, para o Nepal. Tinha início a expedição Brasil Makalu, cujo objetivo era conquistar a 5ª maior montanha do mundo.


© 2007 www.niclevicz.com.br
Waldemar Niclevicz e Irivan Burda

O Makalu, com seus 8.463 m de altitude, só foi conquistado até então, por 12 alpinistas do mundo inteiro. Infelizmente, atolados em neve até os joelhos, aos 7.800 m de altitude, os alpinistas foram obrigados a desistir. No dia 21 de maio de 2007 eles retornaram ao acampamento base. A expedição Brasil Makalu foi uma expedição genuinamente brasileira, com recursos limitados, sem patrocínios, idealizada por Niclevicz e pelo Irivan.
Vídeos de Niclevicz

· Everest, a conquista brasileira
· Um sonho chamado K2 - 2007

Atualmente, Niclevicz vem transmitindo seus conhecimentos realizando palestras motivacionais em empresas. Com o enfoque em superação de desafios, conhecimento dos próprios limites, planejamento estratégico, empreendedorismo entre outros assuntos, as palestras do alpinista são verdadeiro sucesso. Ao todo, o alpinista brasileiro já proferiu mais de 400 palestras em todo o Brasil.


©2007 www.niclevicz.com.br

Niclevicz também abriu a sua própria editora, Sagarmatha, com o fim de gerenciar suas expedições, realizar palestras, buscar patrocínio, bem como editar e vender seus livros e vídeos. O alpinista já lançou quatro livros, sendo três sobre o Everest e o último sobre o K2. Niclevicz também produz e comercializa vídeos de suas expedições.
Livros de Niclevicz

· Tudo pelo Everest - 1995
· Everest, Sagarmatha, Chomolunga - 1996
· Everest, o diário de uma vitória - 2002
· Um sonho chamado K2 - 2007

"Hoje posso me considerar um alpinista profissional, pois estou conseguindo realizar belos e importantes projetos em várias montanhas ao redor do mundo. Também venho fazendo muito sucesso realizando palestras motivacionais para empresas. Moro em Curitiba, vivo nas montanhas, sou feliz".
Waldemar Niclevicz


Fonte:
Waldemar Niclevicz.

http://esporte.hsw.uol.com.br/

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Fortalecimento do Joelho / Exercícios Para Eliminar a Dor e Prevenir Problemas

Você encontrará abaixo a tradução de um depoimento de Joshua Tapp, um especialista em musculação que já sofreu com vários problemas no joelho e conseguiu superá-los. Você verá exemplos de exercícios de fortalecimento e descobrirá como curar e evitar lesões. São vários vídeos que vão te ajudar a superar essa terrível rotina de dores no joelho.

Os exercícios de fortalecimento do joelhoencontrados nessa página vão resolver todos os seus problemas. Eu já passei por isso. Eu sei como fazer.

A dor no joelho é um problema que estou familiarizado; a maioria dos membros da minha família tem problema nos joelhos, eu sofri com as dores e estou sempre trabalhando para reforçá-los.


Vou te dizer uma coisa agora: Você terá que trabalhar duro para fortalecer seus joelhos e eliminar a dor. Se você está procurando uma solução rápida que realmente funciona, infelizmente vai passar a vida inteira com dores.

O que você encontra aqui, no entanto, é um plano de exercícios de fortalecimento para melhorar o seu joelho. Você também vai encontrar várias outras dicas e truques que usei para superar minhas dores.

Comece a usar as dicas, truques e segredos que encontrará nessa página e vai imediatamente começar a ver os resultados. Confie em mim. Eu já passei por isso e sei o que funciona.

99% DOS PROBLEMAS SÃO RESOLVIDOS REFORÇANDO OS MÚSCULOS QUE AFETAM A FUNÇÃO E MOVIMENTO DO JOELHO

Você verá exercícios que fortalecem os músculos ao redor do joelho. Se você fortalecer essas áreas corretamente, vai reduzir toda a pressão que sente na região.

Eu fiz agachamentos de forma incorreta por vários anos e isso foi responsável por grande parte dos meus problemas. Se você faz agachamentos e sente dores no joelho, não precisa parar de fazê-los, e sim descobrir a forma correta de executar os exercícios.

Exercícios de fortalecimento do joelho não são sinônimos de exercícios de musculação.

A musculatura em torno do joelho tem uma tonelada de tecidos de cicatrização. Estou falando de suas coxas, panturrilhas, nádegas, adutores, abdutores, e praticamente todos os grupos musculares na parte inferior do corpo. O tecido de cicatrização pode, e irá afetar negativamente os seus joelhos.

Esse tecido faz com que seus músculos fiquem tensos e rígidos. Quando isso acontece, seu joelho terá dificuldades para realizar os movimentos corretamente. Você pode fortalecer os joelhos com os exercícios corretos, mas você também precisa se livrar do tecido de cicatrização e manter toda a parte inferior de seu corpo móvel e flexível.

Abaixo você verá um plano para fazer isso…

ETAPA 1

# IMPLEMENTAR O LEVANTAMENTO DE PESO E CORRIGIR OS EXERCÍCIOS

Você verá abaixo uma série de exercícios para o fortalecimento da musculatura ao redor de ambos os joelhos. Dessa forma, você terá um equilíbrio de força nas duas pernas, evitando colocar mais ênfase em um joelho e causar problemas.

ETAPA 2

# LIVRE-SE DO TECIDO DE CICATRIZAÇÃO COM ROLOS E BOLAS DE ESPUMA

Um rolo de espuma e uma bola de tênis são as melhores ferramentas para se livrar do tecido de cicatrização.

Tenho toneladas de experiências com um rolo de espuma, e continuo a usar essa técnica todos os dias para manter meus joelhos saudáveis e funcionando adequadamente. Você precisa fazer o mesmo.

Usando um rolo de espuma e uma bola de tênis para rolar os músculos da parte inferior do corpo, você inicia uma massagem profunda no tecido. A massagem mantem os músculos saudáveis, eliminando totalmente o tecido de cicatrização.

Isso vai doer! Eu já fiquei com lágrimas nos olhos várias vezes, pois tinha muito tecido de cicatrização nas pernas. Quanto mais cicatrizes você tem, mais vai doer.

Você tem que usar continuamente o rolo de espuma e com o tempo você terá joelhos novos em folha.

ETAPA 3

# AUMENTAR A MOBILIDADE E FLEXIBILIDADE




Antes, durante e após os exercícios você deve fazer alongamentos. Não será difícil aprender, e farão maravilhas pelo seu joelho. Também é uma ótima maneira de aquecimento, substituindo os 5 minutos de esteira. Você pode fazer alguns entre os exercícios, pois são fáceis de encaixar e vale muito a pena o tempo usado para fazê-los. Você vai amar a maneira que se sente depois de realizar os exercícios.



ETAPA 4

# IMPLEMENTAR O TRENÓ COMO EXERCÍCIO DE CARDIO

O trenó é uma excelente maneira de treinar cardio e fortalecer os joelhos. Corridas e outros exercícios de impacto podem fazer com que seu joelho sofra. Não é difícil obter as ferramentas que você precisa para começar o treinamento. Quanto mais cedo você o fizer, mais cedo terá joelhos melhores.

Então, se você não conseguir fazer agachamentos sem dor e tiver problemas com outros exercícios, o trenó fará com que você construa uma tremenda força ao redor dos joelhos.




ETAPA 5
# ALTERAR A MANEIRA QUE VOCÊ COME

Bom, vou dizer logo, lixos são proibidos. Fast Food, comidas cheias de colesterol e outras porcarias simplesmente levam a uma inflamação no joelho e roubam de seu corpo os nutrientes mais importantes.

Quanto melhor a sua alimentação, melhor irá se sentir. Certifique-se de adotar uma dieta rica em proteínas, carboidratos, vegetais e gorduras essenciais. A combinação certa dos alimentos pode ser muito poderosa.

DICAS E TRUQUES QUE VOCÊ PODE IMPLEMENTAR

1- Sempre use joelheira ao fazer qualquer atividade física.

2- Coloque em sua dieta óleos de peixe, óleo de linhaça e uma variedade de nozes e sementes. Fontes de gorduras boas vão melhorar seus resultados.

3- A disciplina é a chave do sucesso. Faça tudo que foi dito nessa página com consistência. Não prometo resultados do dia para a noite, mas em algum tempo você vai se livrar completamente de suas dores no joelho e o esforço terá valido a pena.

É realmente ótimo ter um joelho livre de dores. Espero que tenham gostado desse artigo de fortalecimento do joelho. Desejo que tenha boa sorte na sua jornada por um joelho melhor. Se você conhece alguém que tenha problemas no joelho, não deixe de compartilhar esse artigo.

Abraços!

Fonte: Joshua Tapp – www.weight-lifting-complete.com
-
http://definicaototal.com.br

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Frostbite: Ulceração Pelo Frio














Frostbite nos dedos.

Quando a pele se resfria a temperaturas próximas de zero, podem ocorrer ulcerações em conseqüência do congelamento dos tecidos (frostbites). Isso se produz mais comumente nas extremidades, como as orelhas, o nariz, os dedos das mãos e dos pés. Em casos brandos, somente camadas externas da pele congelam. O frostnip, como é por vezes chamado em inglês, se caracteriza por uma pele branca, de aparência cérea e perda de sensação. É semelhante a queimadura do sol e outras queimaduras de primeiro grau.

Já o frostbite profundo é uma forma mais séria de ulceração que, consiste no congelamento de tecidos mais profundos, como os músculos, ossos e tendões o que, resulta quase invariavelmente em dano permanente do tecido e pode acabar por exigir a amputação. Muitoa exploradores polares e montanhistas perderam os dedos dos pés ou das mãos para o frosbite.

Quando um tecido se congela, formam cristais de gelo nas células e nos fluidos que as banham. Se o congelamento é lento, os cristais de gelo aparecem primeiro nos fluidos extracelulares. Isso aumenta a concentração da solução que permanece não congelada, e arrasta água para fora da célula por osmose ( a tendência da água a se mover de uma solução de alta concentração para uma de baixa concentração). Consequentemente, a célula encolhe e a concentração salina em seu interior se eleva. Como proteínas são permanentemente danificadas por níveis elevados de sal, isso resulta em morte celular. Quando o congelamento é rápido, agulhas de gelo podem se cristalizar dentro das células, perfurando suas membranas. Se cristais de gelo se atritam, podem romper fisicamente as células, uma das razões, por que não é aconselhável esfregar áreas afetadas pelofrostbite.














Frostbite nos dedos dos pés em escalador de expedição ao Everest.

Danos adicionais ocorrem por ocasião do reaquecimento. As células que revestem as paredes dos vasos sanguíneos mais finos são particularmente sensíveis e, quando reaquecidas, tornan-se porosas. Fluido vaza delas, causando inchação do tecido circundante. O extenso dano que pode ocorrer por ocasião do reaquecimento significa que é prudente manter congelado o tecido severamente atacado pelo frostbite, até que o paciente possa receber atenção médica. Descongelar e recongelar pode ser catastrófico.









Inchaço dos tecidos causado pelo frostbite.










Frostbite severo nas pontas dos dedos.

Fonte: Texto retirado do livro: A Vida no Limite – A Ciência da Sobrevivência

Autora: Frances Ashcroft

Editora: JZE – Jorge Zahar Editor

-------------------------------------

Fonte: http://www.esportedeaventura.com

 
©2008 'Aventura na Veia' Por Luciano Ribeiro