terça-feira, 2 de novembro de 2010

Pedra do Alcobaça


Caminhada até a Pedra do Alcobaça realizada nos dias 22 e 23 de agosto de 2010, mais uma aventura que estarei compartilhando com vocês.
Esta pedra esta situada bem ao centro da cidade de Petrópolis no estado do Rio de Janeiro, é uma bela montanhas com um visual de tirar o fôlego é uma ótima opção de escalada com seus 1.779 mt de altitude está localizada na reserva do Alcobaça terreno doado pela Caixa Econômica para ser transformado nesta reserva que hoje abrange uma grande área que vai do bairro Bonfim até o bairro de Cascatinha.
O acesso se da pelo bairro do Bonfim, devemos nos preparar para esta caminhada pois o seu acesso é difícil e bem cansativo, é de extrema importância se preparar para esta caminhada não somente o físico que lhe será bem exigido como também o preparo de equipamentos, vestuário, alimento, água etc, em caso de um pernoite.
No inicio da caminhada devemos estar bem atentos para o acesso a trilha já que muitas das vezes passamos em propriedades particulares, por isso devemos pedir autorização, enfim educação acima de tudo.

A trilha.
Trilha demarcada com as coordenadas do GPS no Google Mapas.

Devemos ter atenção para o inicio da trilha a nossa referencia pode ser esta placa que marca justamente o inicio dela.


Quando estamos a cerca de 500 mt da portaria do parque podemos avistar esta placa nesta hora devemos entra a direita se caso for de carro pode passar direto e deixar o carro em um estacionamento logo a frente a voltar apé até a entrada da trilha, caso você queira entrar de carro também será possível mais para isso e altamente aconselhado ter um carro preparado para offroad com tração 4 x 4 para evitar maiores problemas.
O inicio da trilha é bem tranquila, passando por plantações de rosas, hortaliças, verduras, etc.
Aos poucos a trilha vai ficando mais ingrime e fechada, devemos nesta hora nos atentar para um único local para coletar agua que devemos levar o suficiente para a sua estadia na montanha ja que la em cima não temos nenhum local para pegar agua.
Veja abaixo o local de coleta de agua, uma dica e levar junto a sua mochila uma garrafa pet vazia para encher e levar juntamente com o seu cantil de caminhada.

A partir dai a trilha ficara cada fez mais ingrime e difícil devemos subir com a máxima cautela e vencendo uma etapa de cada vez, já que a trilha é considerada pesada com trechos de costa de pedra escorregadias onde devemos fazer algumas escalaminhadas.
Uma dica muito boa é a seguinte: se caso for passar a noite na montanha pode deixar para subir na parte da tarde pois assim ficara constantemente sobre a sombra da montanha já que a mesma proporciona uma sombra enorme conforme você pode ver na foto abaixo.

Esta estratégia é muito boa principalmente para o ataque ao cume já que nesta hora ficamos totalmente expostos sem nenhuma proteção de arbustos.
Devemos também não deixar para subir muito tarde para que chegue no cume ainda com a luz do dia, pois o ataque ao cume requer uma certa atenção com o terreno que é muito ingrime e escorregadio.
Esta montanha reserva algumas imagens que podem ser consideradas unicas, um equipamento indispensável nesta caminhada é uma boa câmera com um belo zoom pois o visual que temos é único vou mostrar para vocês alguns dos mais belos visuais que já pude presenciar.


O dia estava chegando ao fim, e nos proporcionava imagens lindas. A noite estava aberto com o céu estrelado e com uma lua linda no céu.

Do outro lado no horizonte o sol estava se pondo e nos presenteando com esta bela imagem, sem duvidas esta montanha e muito linda com um visual maravilhoso.

La em baixo temos a cidade de Petrópolis toda iluminada, como esta montanha esta situada bem no meio da cidade da temos uma visão de 360º de Petrópolis com a maioria de suas montanhas, com uma visão privilegiada do Parque Nacional da Serra dos Órgão podemos ver até a pedra da tartaruga no Açu, sem duvidas e uma das mais belas de Petrópolis.

O dia já estava raiando quando saímos da nossa segunda casa...rsrsrs, e presenciamos estas imagens:

Lindo não acham

O dia chegou com ele os nossos amigos que nos acompanhou a todo tempo...

Rsrsrs, um tico tico, ele nos acompanhou em todos os momentos em que estavamos na montanha. Olha pessoal não sei o que vocês pensam sobre a natureza, sobre animais, enfim, mais Deus nos presenteou com este imenso mundo de belezas que muitas das vezes estão no nosso jardim no nosso quintal, que seja na nossa cidade e não precisamos de muita coisa, ou seja dinheiro para usufluir de tudo isso, basta ter vontade e dar o primeiro passo.

Depois de tudo isso chegamo ao final de mais uma caminhada tivemos diversas imagens para serem guardadas.
Enfim... levantamos acampamento e fomos embora ja pensando no dia de voltar.


É sargento que montanha em, pessoal para vocês que estão lendo este relato saiba que este cara é um grande amigo, um grande montanhista, valeu sargento a até a próxima.
Estou postando um vídeo com alguns momentos desta caminhada, acompanhe:



E isso ai pessoal espero que todos tenham gostado.
Boas trilhas a todos.

Luciano Ribeiro
www.aventuranaveia.blogspot.com

0 comentários:

 
©2008 'Aventura na Veia' Por Luciano Ribeiro